Tel: (47) 3632 2061 / Fax: (47) 3632 2061
Clinica RM e Hospital Salvariano São Luiz
11
SET 2012

A Clínica RM localiza-se junto ao Hospital Salvariano São Luiz em Campo Alegre/SC, hospital que notabilizou-se pelo serviço de ortopedia com a chegada do Dr. Karl Heimich Willi Dudda em Agosto de 1960. O Dr. Dudda, como era conhecido, se destacou pela sua competência profissional, dedicação aos pacientes e zelo em prestar um bom atendimento a todos sem distinção.

O serviço de Ortopedia continuou quando na década de 90 a Dra. Ruth Maria Gonçalves Del Olmo introduziu o método Ilizarov no Sul do Brasil. A história deste método teve início na 2ª guerra mundial com o jovem médico Gravil Abramovitch Ilizarov, na província da antiga União Soviética, hoje República do Casaquistão. Com apenas 23 anos, Ilizarov foi enviado a trabalho como médico chefe de um pequeno hospital na vila de Dolgovka, no distrito de Kurgan. Esse hospital recebia os soldados mutilados ou com graves patologias. Para superar esta angústia, Ilizarov lançava-se incansavelmente aos seus estudos, buscando novos métodos de cura, até encontrar o Método Biológico de Osteoplastia e Regeneração Óssea, que até hoje é chamado pelo seu sobrenome (Ilizarov).

O método consiste basicamente na colocação de um fixador externo (o Ilizarov) e equipamentos monolaterais, podendo ser utilizado em todo membro inferior e superior e até na coluna, fazendo com que o osso seja manipulado, aos poucos, de forma a ter alterado o seu processo biológico. O resultado é que o osso termina estendendo-se ou corrigindo sua postura, conforme o caso.

Hoje a referência na parte ortopédica do Hospital São Luiz é a Clínica RM, liderada pela Dra. Ruth Maria Gonçalves Del Olmo, que desde o início da década de 90 utiliza o método Ilizarov, o qual aprendeu em Kurgan, na Rússia, com o próprio criador Dr. Gravil Abramovitch Ilizarov.

São muitos os pacientes que procuram a Clínica RM, com complicações ortopédicas vindos de diversos municípios de Santa Catarina e de outros Estados. A Clínica RM procura manter-se atualizada com a tecnologia e novas técnicas para melhor atender seus pacientes.

 

image

 

image

 

Por: Bruna Mazzi